Mousse de Kamoka da Maria José - Divina Culinária
13236
post-template-default,single,single-post,postid-13236,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Mousse de Kamoka da Maria José

Mousse de Kamoka – Maria José

História:
A receita de hoje é uma Mousse de Kamoka! Esta receita foi-me dada pela minha vizinha do lado (literalmente) a Maria José mais conhecida por “Dona Zé”. Ela nasceu em angola filha de pais portugueses, foi uma da retornadas dos anos 70. Ela gosta muito da culinária africana e de vez em quando dá-me a conhecer umas receitas com produtos de lá, como é o caso desta mousse deliciosa! Esta tal de kamoka é uma farinha de milho torrado proveniente de Cabo Verde. A farinha é feita a partir do grão seco, do qual se faz o farelo e torra-se num ponto cor de mele depois moe-se finamente dando origem a uma farinha leve, perfumada e com um gosto muito especial. Um toque de gengibre ralado por cima fica muito bem mas é completamente opcional!

Ingredientes:
100 g de kamoka
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
3 folhas de gelatina
Gengibre ralado para decorar q.b.

Preparação:
Demolhe as folhas gelatina em água fria durante 5 minutos. Numa tigela bater as natas bem frias durante 2 minutos até obter um chantilly. Juntar o leite condensado e bater mais 1 minuto. Juntar a kamoka e envolver tudo muito bem. Espremer as folhas de gelatina para retirar a água em excesso e derreter no microondas durante 5 segundos. Adicionar a gelatina a mousse e envolver bem. Colocar a mousse em taças e levar ao frigorífico até ficar firme. Sirva a mousse decorada de gengibre ralado.

No Comments

Comentar