Bacalhau com Broa da Manuela - Divina Culinária
13117
post-template-default,single,single-post,postid-13117,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Bacalhau com Broa da Manuela

Bacalhau com Broa – Manuela “Mãe da Catarina”

História:
Esta receita é bem mais recente na minha família que as outras que tenho apresentado. E a história também é engraçada. Fui convidado para o aniversário da minha colega da faculdade, a Ana Catarina, e o prato de peixe servido foi o Bacalhau com Broa, receita elaborada pela sua a mãe, a D. Manuela. Por incrível que pareça até então nunca tinha provado bacalhau com broa no forno, e fiquei absolutamente fã, o bacalhau estava maravilhoso bem regado de azeite como eu gosto! De maneira que pedi a receita e a D. Manuela, que verbalizou por alto todos os passos na preparação do seu bacalhau. Bem… eu recriei a receita cá em casa e desde aí que se tornou um dos pratos regulares. E há 2 anos atrás foi o jantar da noite da consoada!

Ingredientes:
500 g de bacalhau demolhado
1 kg de batatas
1 molho de espinafres
1 broa de milho pequena
1 molho de coentros
3 cebolas
9 dentes de alho
3 folhas de louro
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Cozer o bacalhau em água temperada com 3 dentes de alho esmagados e 1 folha de louro. Depois de cozido, escorrer e deixar arrefecer. Depois de frio desfiar o bacalhau e descartar as peles e espinhas. Descascar as batatas e cortar em cubos grandes. Lavar muito bem e cozer em água temperada com sal a gosto. A pré-cozedura das batatas deve ser só de 5 minutos uma vez que vão acabar de cozer no forno. Escorrer as batatas de deixar arrefecer. Numa frigideira leve um fio de azeite a aquecer com 2 dentes de alho esmagados. Acrescentar os espinafres e deixar cozer até murchar. Temperar com sal e pimenta a gosto. Reservar. Num tacho levar as 3 cebolas em meia lua, os 3 alhos picados e 2 folhas de louro, cobrir com o azeite e deixar refogar. Depois de refogado juntar as batatas, os espinafres e o bacalhau e envolver tudo muito bem. Tempere a gosto com sal e pimenta. Deitar o bacalhau num pirex e reservar. Num robot de cozinha leve a broa de milho partida em bocados, os coentros, um fio de azeite, um dente de alho e sal e pimenta a gosto. Picar tudo no robot até obter uma farofa fina. Deitar a broa por cima do bacalhau e levar ao forno pré-aquecido nos 200ºC até dourar por cima.

No Comments

Comentar