Pudim de Ovos da Tia Lurdes - Divina Culinária
12472
post-template-default,single,single-post,postid-12472,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Pudim de Ovos da Tia Lurdes

Pudim de Ovos – Tia Lurdes

História:
A tia Lurdes tem várias especialidades, a tarte de amêndoa, o arroz doce e claro o pudim de ovos! Tal como as suas outras especialidades, esta não é excepção e está quase sempre presente em todas as festas/celebrações de família. Sobre o pudim, é bem cremoso e desfaz-se na boca tem um travo a limão o que o torna bem agradável. É sempre feito com caramelo caseiro feito na hora, depois é cozido em forno médio em banho-maria e só é desenformado depois de frio, normalmente no dia seguinte. Esta é uma receita tradicional que a minha tia já faz a muitos anos, só leva 3 ingredientes: leite, ovos e açúcar.

Ingredientes:
Pudim:
1 litro de leite
12 ovos
12 colheres de sopa de açúcar
Raspa de 1 limão
Caramelo:
150 g de açúcar
50 ml de água

Preparação:
Caramelo: Numa forma de pudim, leve ao lume o açúcar e a água. Deixe ferver até começar a ganhar cor. Quando começar a ganhar cor, mexa para ficar por igual. Quando começar a ficar com cor de caramelo, apague o lume. Com a ajuda de uma colher, forre a forma com o caramelo. Repita o processo até o caramelo ficar frio e colado à forma.

Pudim: Coloque o leite, os ovos, o açúcar e a raspa de limão num liquidificador e bata durante 1 minuto. Coloque a massa dentro da forma do pudim. Coloque a forma do pudim dentro de uma forma maior para ir ao forno e coloque água até ficar a meio da forma. Leve o pudim ao forno pré-aquecido nos 180ºC durante 1 hora e meia a cozer em banho-maria. Passado 1 hora e meia está pronto a tirar, com cuidado, retire o pudim de dentro da forma, deixe arrefecer e vire o pudim para um prato fundo.

No Comments

Comentar