O Meu Bolo Colchão de Noiva - Divina Culinária
12563
post-template-default,single,single-post,postid-12563,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O Meu Bolo Colchão de Noiva

Bolo Colchão de Noiva – Minha Receita

História:
Esta receita é sem dúvida alguma uma das minhas especialidades! Acho este nome tão giro. Não sei qual a origem do nome mas imagino que esteja relacionado com o facto de ser um bolo tão fofo, tão delicado, tão “angelical” que está conotado com a delicadeza e beleza de uma noiva. Este bolo leva fécula de batata e é isso, juntamente com as claras em castelo, que confere uma textura super fofa ao bolo. O bolo leva uma cobertura feita com farinha custard (que também pode ser substituída por gemas, maizena e essência de baunilha) e por fim o bolo é polvilhado abundantemente com coco ralado, que é aquilo que vai dar um aspecto de colchão branco super fofo e imaculado. A primeira vez que fiz este bolo foi há mais de 10 anos, e desde aí que tenho feito inúmeras vezes, nomeadamente como bolo de aniversário. Eu dobro sempre a receita do bolo para fazer um bolo bem grande para os aniversários. Já perdi a conta aos aniversários que foram, toda a gente me pede para fazer este bolo, e quando passo muito tempo sem fazer dizem que têm saudades!

Ingredientes:
Bolo:
6 ovos
250 g de açúcar
125 g de fécula de batata
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
Sumo de 1 limão (ou sumo de ½ laranja)
Creme Custard:
500 ml de leite
2 e ½ colheres de sopa de custard*
3 colheres de sopa de açúcar
1 tira de casca de limão
1 pau de canela
50 g de manteiga
Decoração:
Coco ralado q.b.

Preparação:
Bolo: Bater as gemas com o açúcar, depois juntar a fécula de batata e a farinha. De seguida juntar o sumo de limão ou laranja e o fermento. Bater as claras em castelo. Acrescentar as claras em castelo a massa. Meter a massa numa forma rectangular forrada com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido nos 180ºC durante 30 a 35 minutos.

Creme Custard: Dissolver o custard em metade do leite. Adicionar o restante leite, o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e a manteiga. Levar ao lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Montagem: Rechear o bolo com metade do creme. Com a outra metade do creme cobrir o bolo. Por fim decorar com bastante coco ralado para tapar completamente o bolo e dar o ar de colchão.

*Quem não tem a farinha custard pode por substituir por uma mistura de 3 gemas, 3 colheres de sopa de maizena e 1 colher de café de essência de baunilha!

No Comments

Comentar