Perrunillas Extremeñas - Divina Culinária
12115
post-template-default,single,single-post,postid-12115,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Perrunillas Extremeñas

Perrunillas Extremeñas – Espanha

Spanish Perrunillas Cookies – Spain

Sobre a Receita:
As Perrunillas são um tipo de doce da pastelaria tradicional, típico de várias cidades espanholas. Caracteriza-se por ter uma massa de textura seca e rugosa. Quando se come, geralmente desfaz-se na boca. Dependendo da área, são feitas com ingredientes diferentes, e são geralmente redondas. Às vezes são consideradas “doces conventuais” feitas por freiras. O termo perronillas é usado em algumas áreas, embora não seja aceite pela RAE (Real Academia Española). Os seus principais ingredientes são banha de porco, ovos, farinha, açúcar, às vezes óleo, canela, limão, amêndoas e conhaque. Estes ingredientes são geralmente misturados, fazendo-se uma massa de onde são retiradas pequenas porções. As perrunillas são cozidas a 200ºC, por isso têm uma cor dourada devido a este processo de cozimento. Na Extremadura elas são feitas em forma oval. Cada porção pesa cerca de 50 g. Antigamente costumava-se acompanhar as perrunillas com chocolate. Em muitos lugares elas são confundidas com os amendrados, uma vez que as diferenças entre ambos são geralmente locais, principalmente devido à variação em alguns ingredientes, mas não na forma ou tamanho.

Ingredientes:
250 g de banha de porco
150 g de açúcar
1 ovo
500 g de farinha
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
raspa de 1 limão
60 ml de licor de anis
Açúcar para polvilhar q.b.

Preparação:
Misturar a banha ligeiramente amolecida com o açúcar, a gema e as raspas de limão. Juntar o licor e mexer bem. Por fim envolver os secos: a farinha, bicarbonato, canela e sal. Com a massa fazer bolinhas mais pequenas que uma bola de golf e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pressionar com as mãos para achatar cada bola, de modo a que fiquem com cerca de 1 dedo de altura. Bater ligeiramente a clara com uma vara de arames até estar espumosa e pincelar cada bolacha. Polvilhar com açúcar e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 8-10 minutos até estarem ligeiramente douradas.

No Comments

Comentar