O Meu Bacalhau Espiritual - Divina Culinária
12419
post-template-default,single,single-post,postid-12419,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

O Meu Bacalhau Espiritual

Bacalhau Espiritual – Receita de Família

História: Primeiro que tudo existe uma grande confusão entre o bacalhau com natas e o bacalhau espiritual. O bacalhau espiritual leva cenoura, batata palha e pão ralado para polvilhar. Enquanto que o bacalhau com natas leva batata frita em jardineira, natas e um molho béchamel feito com a água de cozer o bacalhau. A receita tradicional do bacalhau espiritual leva pão embebido em leite, mas a receita que eu faço leva batata palha. A receita que eu faço foi-me ensinada pelo chef Gil Mourão e é sempre assim que faço!

Ingredientes:
400 g de bacalhau demolhado
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
2 cenouras médias raladas
1 fio de azeite
400 g de batata palha
500 ml de água de cozer o bacalhau
500 ml de leite
80 g de farinha
70 g de azeite
Pão ralado q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz moscada q.b.

Preparação:
Cozer o bacalhau, depois de cozido lascar em pedaços grandes. Para fazer o béchamel, levar num tacho 70 g de azeite a aquecer, em seguida adicionar 80 g de farinha aos poucos e vá mexendo para não criar grumos, aos poucos junte o leite (500 ml) e a água de cozer o bacalhau (500 ml), mexendo sempre, deixe cozer até engrossar, no final tempere com noz moscada, sal e pimenta a gosto. Num tacho fazer um puxado com um fio de azeite, a cebola, o alho e a folha de louro, em seguida retire a folha de louro e acrescente as cenouras raladas e deixe cozer. Adicione o bacalhau desfiado e a batata palha, e acrescentar ⅔ (dois terços) do béchamel, retirar do lume e rectificar os temperos. Coloque o bacalhau no tabuleiro e napar com o restante terço do béchamel, polvilhar com pão ralado, levar ao forno nos 180ºC para gratinar.

No Comments

Comentar