Haupia - Divina Culinária
12295
post-template-default,single,single-post,postid-12295,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Haupia

Haupia – Havai

Haupia – Hawaii

Sobre a Receita:
Haupia é uma sobremesa tradicional do Havai à base de leite de coco, frequentemente encontrada em “Luaus” (festas tradicionais havaianas) e em outras reuniões locais no Havai. Desde a década de 1940, que se tornou popular como um topping para bolo branco, especialmente em casamentos. Embora tecnicamente considerada um pudim, a consistência da haupia aproxima-se muito da uma sobremesa de gelatina e é geralmente servida em blocos. A receita tradicional da haupia exige que o leite de coco aquecido seja misturado com a “pia” moída (araruta polinésia) até que a mistura engrosse. Devido à falta de disponibilidade de amido de araruta, algumas receitas modernas de haupia substituem por amido de milho. A Haupia é muito semelhante ao “blancmange” (manjar branco). Na receita moderna, o leite de coco, o açúcar e o sal diluídos são misturados com a raiz de araruta moída ou amido de milho e aquecidos até engrossarem, depois são colocados num pirex rectangular e arrefecidos como gelatina. Tradicionalmente a haupia é cortada em pequenos blocos e servida em quadrados de folha de “ti” (palmeira típica). Algumas receitas de haupia realmente pedem gelatina incolor no lugar do amido de milho, mas seria errado chamá-las de haupia. Muitas confecções locais que contêm coco ou aroma de coco são anunciadas como haupia com sabor.

Ingredientes:
480 ml de leite de coco
240 ml de leite
6 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de amido de milho
¼ de colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Preparação:
Coloque metade do leite de coco numa panela pequena. Junte o açúcar e o amido de milho, mexendo sem parar em lume baixo até engrossar. Se quiser acrescentar a baunilha este é o momento. Assim que a mistura começar a engrossar adicione o restante leite de coco e o leite e mexa por mais 4 minutos para ficar bem cremoso (a consistência é parecida com creme de pasteleiro). Retire a haupia do lume e despeja-a sobre um pirex baixo e rectangular para que depois de fria seja cortada em quadradinhos. Forre com película aderente e leve ao frigorífico até ficar firme.

No Comments

Comentar