Arroz Doce da Tia Lurdes - Divina Culinária
12385
post-template-default,single,single-post,postid-12385,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Arroz Doce da Tia Lurdes

Arroz Doce – Tia Lurdes

História:
A minha tia Lurdes tem várias especialidades, para além da tarte de amêndoa, também tem o arroz doce. Este arroz doce é super conhecido na pela nossa família, amigos e conhecidos. Leva leite creme em vez de gemas de ovo, o que faz com que o arroz fique mais cremoso e que aguente durante vários dias com essa textura cremosa. Enquanto que o arroz que leva as gemas quando arrefece fica mais compacto e com o passar dos dias fica mesmo ressequido, sendo que é melhor come-lo ainda morno. Mas o arroz doce da minha tia não tem esse problema! Não há festa ou celebração nesta casa em que o arroz doce não esteja presente, é sem dúvida uma especialidade. Para terem noção a minha tia não tem a receita escrita em lado nenhum, sabe a receita de cor e salteado, de tal são as vezes que faz esta receita.

Ingredientes:
2 taças pequenas de arroz carolino (200 g)
4 taças pequenas de água (400 ml)
2 cascas de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga
1 L de leite quente
1 saqueta e meia de leite creme instantâneo
10 colheres de sopa de açúcar
500 ml de leite quente
Canela em pó q.b.

Preparação:
Num tacho meta a água, as cascas de limão, o pau de canela, o sal e a manteiga. Quando começar a ferver junte o arroz e deixe cozer até o arroz absorver a água. De seguida junte o litro de leite quente e deixe o arroz cozer. Numa tigela misture o leite creme instantâneo com o açúcar, junte os 500 ml de leite quente e dissolva tudo muito bem. Quando o arroz tiver cozido junte o leite creme e envolva muito bem. Deixe ferver e mal comece a engrossar desligue o lume. Distribua o arroz doce por taças individuais ou numa travessa funda, e deixe arrefecer. Depois de frio polvilhe o arroz doce com canela em pó a gosto.

No Comments

Comentar