Doce da Casa - Divina Culinária
12031
post-template-default,single,single-post,postid-12031,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Doce da Casa

Doce da Casa – Portugal

Sweet of the House (The House Specialty) – Portugal

Sobre a Receita:
Este é o famoso Doce da casa, Doce maravilha, doce muita bom, doce de natas com leite condensado e bolacha, doce mesmo bom… é o que lhe quiserem chamar, mas é fácil de fazer e é bom! Um daqueles doces bem comuns nos restaurantes por Portugal, o chamado doce da casa tem muitas variações, aqui vai a minha versão da receita para fazer em casa. O doce da casa é um doce de camadas, começando por uma de leite condensado e ovos, bolacha e um creme de natas, normalmente em 2 camadas alternadas, cobertas por cima com bolacha maria polvilhada.

Ingredientes:
Creme Amarelo:
1 lata de leite condensado
6 gemas de ovo
1 colher de sopa de amido de milho
500 ml de leite
Creme Branco:
200 ml de natas para bater
6 claras de ovo
4 colheres de sopa de açúcar
Recheio:
2 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de chá de café forte
200 g de bolacha maria torrada
Decoração:
chocolate granulado q.b.

Preparação:
Creme Amarelo: Coloque as gemas num tacho.Coloque as claras numa tigela. Às gemas, adicione o leite condensado e o amido de milho. Mexa muito bem e misture o leite. Leve ao lume e deixe cozinhar em lume médio, sem parar de mexer até que o creme engrosse. Divida o creme por 10 tigelas individuais ou coloque numa taça grande.

Recheio: Misture 2 colheres de sopa de açúcar no café forte e quente e coloque numa tigela. Coloque as bolachas as demolhar no café e quando estiverem bem embebidas, coloque 3 bolachas em cada taça. Esmague as restantes bolachas até que fiquem bem desfeitas.

Creme Branco: Bata as claras em castelo bem firmes. Quando estiverem bem batidas, junte 2 colheres de sopa de açúcar e bata mais um pouco. Bata as natas até que fiquem bem firmes. Adicione as 2 últimas colheres de sopa de açúcar e bata até que fique chantilly. Envolva muito bem as claras com o chantilly. Divida o creme pelas taças e alise com uma colher.

Decoração: Por fim, polvilhe com o chocolate granulado ou a bolacha maria triturada e guarde no frigorífico até à hora de servir.

No Comments

Comentar