Bolo Basco - Divina Culinária
11925
post-template-default,single,single-post,postid-11925,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Bolo Basco

Bolo Basco – País Basco

Basque Cake – Basque Country

Sobre a Receita:

O bolo basco “Etxeko biskotxa” é uma sobremesa com origem na região basco-francesa de Lapurdi. Consiste numa massa de farinha, manteiga e ovos (“pâte sablée”) que geralmente é recheada com creme de pasteleiro (tradicional no País Basco Espanhol), embora as novas tendências também sejam recheadas de damascos ou outras frutas. Na versão francesa é geralmente recheado com creme de amêndoa; de baunilha ou com cerejas em conserva (tradicional no País Basco Francês), e colocada uma camada de marmelada ou algum tipo de geleia. A origem desta sobremesa é no século XVIII, na localidade de Labourd em Cambo-les-Bains. O nome em português significa simplesmente “Bolo Basco”, mas na língua basca o bolo chama-se “Etxeko biskotxa” que significa “bolo da casa”. Há varias versões deste doce porém o princípio deste bolo é ter uma massa do tipo shortbread soft de 3 a 6 cm de espessura preenchida com um creme de amêndoa – também chamado de frangipane, e com uma camada brilhante de ovo.

Ingredientes:
Massa:
300 g de farinha
1 pitada de sal
200 g de açúcar
10 g de fermento
120 g de manteiga
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
Recheio (Creme de Pasteleiro):
40 g de maisena
500 ml de leite
125 g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
4 gemas de ovo

Preparação:
Crepes: Peneire a farinha para um tigela, acrescente o sal, o açúcar e o fermento e envolva tudo. Junte a manteiga cortada aos cubos e envolva com as pontas dos dedos até obter uma espécie de areia. De seguida acrescente os ovos e a essência de baunilha e misture tudo muito bem até obter uma massa que descole da tigela. Envolva a massa em película aderente e leva ao frigorífico durante 30 minutos.

Recheio (Creme de Pasteleiro): Num tacho meta a maisena e 100 ml de leite, misture tudo muito bem com uma vara de arames para ficar sem grumos. De seguida acrescente o açúcar, a essência de baunilha e as gemas de ovo envolva tudo com a vara de arames e por fim acrescente o restante leite (400 ml). Leve o tacho ao lume sem parar de mexer até o creme de pasteleiro engrossar. Retire o creme de pasteleiro para uma tigela e tape com película aderente e deixe arrefecer completamente.

Montagem: Divida a massa em 2 partes iguais. Com a ajuda de um rolo de massa estenda uma parte da massa e forre uma forma redonda de aro amovível previamente untada com manteiga. A massa deverá ficar com 2 dedos de altura na lateral. Verta o creme de pasteleiro já frio para dentro da massa e alise bem. Dobre a massa das laterais para dentro. Com a ajuda de um rolo de massa estenda uma outra parte da massa e com ela cubra o bolo. Pincele a massa com gema de ovo e com ajuda de um garfo desenhe riscos na massa. Leve o bolo ao forno pré-aquecido no 170ºC durante 40 minutos, ou até a massa estar cozida e dourada.

No Comments

Comentar