Panquecas Flambadas de "Doce de Mãe" - Divina Culinária
11650
post-template-default,single,single-post,postid-11650,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Panquecas Flambadas de “Doce de Mãe”

Trouxas de Crepe com Frutos Vermelhos – Doce de Mãe

Panquecas Flambadas – Doce de Mãe

Sobre o Filme:
A receita de hoje são as panquecas flambadas do filme brasileiro Doce de Mãe. Quando a Dona Picucha, interpretada pela maravilhosa Fernanda Montenegro, resolve contar aos filhos que a empregada de muitos anos se vai casar e ir embora para Rio Grande do Sul, as duas fazem juntas esta receita para amenizar a notícia.
Este doce não é da minha mãe, mas eu tenho certeza que vai ser o meu doce quando eu for pai!

Ingredientes:
Crepes:
150 g de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
200 ml de leite
100 ml de água
50 g de manteiga
1 pitada de sal
Recheio:
300 ml de natas para bater
3 colheres de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha
150 g de morangos
Calda:
300 g de frutos vermelhos congelados
150 g de açúcar
1 cálice de conhaque
Decoração:
folhas de hortelã q.b.

Preparação:
Crepes: Misturar a farinha, o açúcar e a pitada de sal. À parte, bater os ovos com o leite e a água. Juntar tudo e acrescentar a manteiga derretida no final. Mexer até a massa ficar lisa e líquida, sem grumos (se necessário, usar a varinha mágica ou o liquidificador). Aquecer uma frigideira e pincelar com um pouco de óleo ou manteiga derretida. Deitar na frigideira 1 concha de massa e com movimentos circulares espalhar a massa uniformemente. Deixar cozinhar por cerca de 40 segundos, virar com a ajuda de uma espátula e cozinhar do outro lado pelo mesmo tempo até a massa ficar firme e se soltar da frigideira. Repetir até a massa terminar.

Recheio: Bater as natas até chegar ao ponto de chantilly, acrescentar o açúcar e a baunilha. Com um garfo, esmagar os morangos e incorporar ao creme delicadamente, dando um ar marmorizado.

Calda: Junte numa panela as frutas até aquecer, depois adicione o conhaque e deixe flambear em lume bem alto. Depois do flambeadas as frutas, adicione o açúcar e deixe ferver em lume médio por 10 minutos.

Montagem: Peque no crepe e coloque duas colheres de sopa de recheio no meio, faça uma trouxinha e prenda com um palito. Arrume os crepes recheados num prato e sirva com a calda quente e decore com folhas de hortelã.

No Comments

Comentar