Natas do Céu - Divina Culinária
11718
post-template-default,single,single-post,postid-11718,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Natas do Céu

Natas do Céu – Portugal

Heavenly Cream (Cream of the Sky) – Portugal

Sobre a Receita:
As Natas do Céu é uma sobremesa portuguesa em camadas. É composta por um creme de natas coberto com doce de ovos, com bolachas trituradas na parte inferior. Algumas versões das natas do céu são feitas com leite condensado e/ou gelatina, mas tradicionalmente, é feito com natas e doce de ovos, e é uma das sobremesas favoritas no Natal dos lares portugueses. O que também é bom, porque com toda a gordura e açúcar desta sobremesa, é melhor não comê-la todos os dias, mesmo que ela corresponda totalmente ao seu nome celestial!

Ingredientes:
Creme:
200 ml de natas frescas para bater
6 claras de ovo
200 g de bolacha maria ralada
40 g de açúcar (para as natas)
80 g de açúcar (para as claras)
Doce dos Ovos:
120 ml de água
130 g de açúcar
6 gemas de ovo
Decoração:
Amêndoa torrada palitada q.b.

Preparação:
Doce dos Ovos: Mexa as gemas com um garfo. Num tachinho leve ao lume a água e o açúcar. Mexa e quando entrar no ponto de ebulição, deixe ferver durante 5 minutos. Passado os 5 minutos, apague o lume e deixe arrefecer um pouco. À calda de açúcar morna, misture muito bem as gemas. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar em lume moderado, sem parar de mexer. Logo que as gemas engrossem e antes de começar a ferver, apague o lume e mexa mais um pouco para que as gemas não cozam. Deixe arrefecer o doce de ovos.

Creme: Bata as natas até que fiquem consistentes. Enquanto bate, adicione aos poucos os 40 g de açúcar e bata até que fique chantilly. Bata as claras em castelo bem firmes. Sem parar de bater, adicione os 80 g de açúcar e bata até que fique um merengue consistente. Envolva muito bem o chantilly com o merengue até que fique um creme homogéneo. Em taças ou em copos, coloque camadas alternadas de bolacha maria e de creme branco. Com uma colher, alise bem entre cada camada. A última camada deverá ser de creme branco. Por fim, divida o doce de ovos pelos copos ou pelas taças.

Decoração: Polvilhe com a amêndoa torrada palitada ou a bolacha maria ralada. Leve ao frigorífico até que fique fresca. Depois da sobremesa fria está pronta a servir.

No Comments

Comentar