Coxinha de Frango de "Estômago" - Divina Culinária
11562
post-template-default,single,single-post,postid-11562,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Coxinha de Frango de “Estômago”

Coxinha de Frango – Estômago: Uma História Nada Infantil Sobre Poder, Sexo e Gastronomia

Coxinha – Estômago, a Gastronomic Story

Sobre o Filme:
A receita de hoje é inspirada nos dotes culinários de Raimundo Nonato o “Alegrinho” de Estômago! Este filme brasileiro tem entre outros temas uma homenagem à famosa coxinha, esta é uma receita um pouco trabalhosa, mas comer uma coxinha feita na hora não tem igual!
Será que o Alegrinho aprovaria as minhas coxinhas? Bom apetite e até à próxima!

Ingredientes:
Caldo:
1,5 L de água
1 peito de frango com osso
1 cebola picada
1 talo de aipo picado
3 dentes de alho
tomilho, manjericão e alecrim q.b.
Recheio:
2 colheres de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 peito de frango cozido (feito anteriormente)
1 lata de tomate pelado
sal & pimenta q.b.
salsa q.b.
Massa:
1 litro de caldo de frango (feito anteriormente)
100 g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de sal
600 g de farinha de trigo
Montagem:
2 claras de ovo
pão ralado para panar
óleo para fritar

Preparação:
Caldo: Numa panela funda, disponha todos os ingredientes. Leve ao lume baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora, até que o frango esteja totalmente cozido. Retire o frango, desfie toda carne e reserve para o recheio. Reserve também 1 litro do caldo coado, para ser usado depois na massa.

Recheio: Numa frigideira, refogue num fio de azeite a cebola picada até ficar bem cozida. Adicione o alho picado e quando ele começar a libertar o aroma, adicione também o frango desfiado. Junte o tomate pelado e deixar refogar até que o líquido seque. Tempere com sal, pimenta e finalizar com bastante salsa picada.

Massa: Numa panela, junte o caldo de frango, a manteiga e uma pitada de sal. Deixe a mistura no lume até ferver. Após levantar fervura, junte a farinha, e com o auxílio de uma colher de pau ou um batedor, mexa sem parar até que a massa descole da panela. Retire do lume, coloque numa tigela untada e deixar arrefecer. É importante mexer de vez em quando para que não crie casca.

Montagem: Pegue numa porção de massa e fazer uma bolinha, com a ajuda do dedo indicador fazer uma cavidade na massa de modo que as paredes internas não fiquem muito finas. Coloque uma porção de recheio e feche com a ajuda do polegar e o indicador pressionando as bordas da cavidade. Bata levemente as claras com a ajuda de um garfo. Passe as coxinhas nas claras e logo depois passe no pão ralado. Numa panela funda, coloque óleo suficiente para cobrir a coxinha, deixe aquecer. Frite as coxinhas aos poucos para que o óleo não arrefeça, o que pode fazer com que as coxinhas rachem. Quando ficarem douradas, retire e coloque num recipiente com papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

No Comments

Comentar