Clafoutis de Cerejas - Divina Culinária
11798
post-template-default,single,single-post,postid-11798,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Clafoutis de Cerejas

Clafoutis de Cerejas – França

Cherry Clafoutis (Clafoutis aux Cerises) – France

Sobre a Receita:
O Clafoutis é um doce francês, que consiste numa fruta, originalmente cerejas inteiras, cozidas no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar. A receita indica que as cerejas devem ser marinadas por 2 horas com açúcar e Kirsch (licor de cerejas alemão). Entretanto, faz-se uma mistura de farinha, uma pitada de sal, ovos, açúcar, baunilha e raspa de limão; junta-se leite, nata, manteiga derretida e as cerejas, e deita-se num prato que possa ir ao forno e à mesa, untado de manteiga e polvilhado de açúcar; coze em forno quente 30-40 minutos e serve-se morno. O Clafoutis vem da região de Limousin na França, e enquanto as cerejas negras são tradicionais, existem inúmeras variações usando outras frutas, incluindo cerejas vermelhas, ameixas, maçãs, peras, arandos ou amoras. Quando outros tipos de frutas são usados em vez de cerejas, o prato é chamado de flaugnarde. O nome do prato deriva do clafot occitano, do verbo clafir, que significa “encher” (implícito: “o batedor com cerejas”). O Clafoutis aparentemente espalhou-se por toda a França durante o século XIX.

Ingredientes:
1 kg de cerejas
4 ovos
150 g de açúcar
50 g de miolo de amêndoa moída
60 g de maizena
5 dl de leite
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC, unte um prato de forno com manteiga, lave e seque as cerejas e retire-lhes o caroço. Deite as cerejas dentro do prato numa só camada, numa tigela misture o açúcar com os ovos, mexa bem, junte a maizena, a baunilha e a amêndoa e misture delicadamente juntado o leite aos poucos. Depois deite a mistura em cima das cerejas e leve ao forno durante 30 minutos. Deve ficar douradinho e com uma consistência de pudim, retire, deixe arrefecer e sirva morno ou frio.

No Comments

Comentar