Bolo de Números - Divina Culinária
11487
post-template-default,single,single-post,postid-11487,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Bolo de Números

Ingredientes:
Bolacha:
500 g de farinha de trigo sem fermento (ou 440 g de farinha de trigo + 100 g de farinha de amêndoa)
250 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
200 g de açúcar em pó
1 ovo
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 pitada de sal
Creme:
600 ml de natas
250 g de queijo creme
160 g de açúcar em pó
7 g de gelatina em pó neutra (ou 4 folhas de gelatina)
40 ml de água fria
Decoração:
Frutos Vermelhos q.b. (morangos, framboesas, mirtilos, amoras, etc….)
Bolinhos q.b. (suspiros, macarons, etc…)
Chocolates q.b. (amêndoas de chocolate, ferrero rocher, kit kat, kinder bueno, etc…)
Flores Comestíveis q.b. (opcional)

Preparação:
Bolacha: Comece por peneirar a farinha de trigo e a farinha de amêndoa (caso esteja a usar). Adicionar a pitada de sal e misturar bem. Reserve. Numa outra tigela bata a manteiga em temperatura ambiente até ficar com uma consistência cremosa, de seguida acrescente o açúcar em pó peneirado e bater com a batedeira em velocidade média durante 5 minutos ou até os dois estarem bem incorporados. Depois bata o ovo e acrescente a essência de baunilha, adicione esta mistura à manteiga e bata mais 1 minuto em velocidade média. Em seguida vamos acrescentando a farinha um pouco de cada vez batendo sempre em velocidade baixa. Depois de toda a farinha estar incorporada bata a massa à mão até descoldar no fundo da tigela. Divida a massa em 4 porções (cada porção será um número, eu fiz 2 números e como cada número tem de ser feito 2 vezes um para a base e outro para o topo, foi necessário 4 números no total). Esticar cada porção individualmente em cima de papel vegetal com a ajuda de um rolo de massa, até a massa ter 5mm de espessura. Depois da massa esticada leve num tabuleiro ao congelador durante 15 minutos. Depois dos 15 minutos colocar o molde do número em cima e cortar com a ajuda de uma faca (usei uns moldes que encontrei na internet e que imprimi em folha A4). Leve as bolachas ao forno pré-aquecido nos 180ºC durante 14 minutos ou até as bordas começarem a ficarem douradas. Deixe as bolachas arrefecer durante 1 hora ou até estarem frias.

Creme: Numa tigela metemos a gelatina em pó e cobrimos com a água fria para a hidratar e deixemos repousar por 10 minutos. Numa outra tigela meta o queijo creme e as natas (ambos devem estar bem frios eu meto no congelador 10 minutos antes de usar), e bata com a batedeira a velocidade alta durante 2 minutos ou até as natas começarem a montar. Depois acrescentamos o açúcar em pó peneirado e batemos novamente em velocidade alta durante 1 minuto ou até as natas estarem completamente montadas. Derreta a gelatina no microondas durante 15 segundos e acrescente às natas e bata durante mais 1 minuto. Meta o creme com a ajuda de uma espátula dentro de um saco de pasteleiro com a boquilha lisa.

Montagem: Meta as bolachas que vão fazer de base no prato/tabuleiro de servir. Com a ajuda do saco de pasteleiro cobra as bolachas com montinhos de creme. Por cima de cada número meta cuidadosamente as bolachas que vão fazer de topo no número correspondente e cobra mais uma vez as bolachas com montinhos de creme. Por fim decore a gosto com os frutos vermelhos, suspiros, amêndoas de chocolate e as flores.

PDF dos Números: Números

No Comments

Comentar