Tarte Tatin - Divina Culinária
10921
post-template-default,single,single-post,postid-10921,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Tarte Tatin

Tarte Tatin – França

Tarte Tatin – France

Sobre a Receita:
A Tarte Tatin é uma tarte de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin, que dirigiam um hotel numa cidadezinha no centro de França, elas tinham um restaurante nesse hotel, uma da irmãs recebia os clientes enquanto a outra cozinhava, mas era muito distraída. Certo dia essa irmã esqueçeu-se de fazer a sobremesa e fui rapidamente fazer a tarte de maçã que ela costumava fazer, mas com esta correria toda ela meteu a tarte no forno e esqueceu-se de meter a massa, então ela abriu a massa rapidamente e coloco-a sobre as maçãs e cozeu a tarte assim mesmo. Depois ao desenformar a tarte após a cozedura no forno, esta ficou com as maçãs no topo e serviu ainda quente aos clientes e foi um sucesso. Então o que podia ter sido um acidente acabou por se tornar num clássico francês. A receita original é feita com maçãs porém também de pode fazer com pêras, pêssegos, ananás, tomates, ou com outras frutas ou vegetais como por exemplo cebola. A tarte pode ser feita com massa folhada ou com massa quebrada.

Ingredientes:
Massa:
50 g de açúcar
200 g de farinha
125 g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
Recheio:
100 g de manteiga
200 g de açúcar
2 kg de maçãs (tipo golden ou similar)

Preparação:
Massa: Numa tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga cortada em cubos e amasse com a ponta dos dedos até obter uma textura de areia. Junte o ovo e amasse até a massa descolar da tigela. Envolva a massa em película aderente e deixe descansar no frigorífico por 30 minutos.

Recheio: Lave as maçãs, descasque-as, seque-as, corte-as ao meio, retire o caroço e corte ao meio novamente. Derreta a manteiga na frigideira (use uma frigideira funda de ferro que possa ir ao forno) em lume médio. Adicione o açúcar e, continuando sempre a mexer com uma colher de pau, deixe-o dissolver até fazer bolhas. Com rapidez, coloque os quartos de maçã na frigideira e pressione-os ligeiramente sobre o caramelo quente. Posteriormente, as maçãs irão cobrir a parte de cima da tarte. Por este motivo, devem ser colocadas com cuidado, de modo a formarem, por exemplo, círculos. Retire a frigideira do lume e reserve.

Montagem: Esticar a massa sobre uma folha de papel vegetal com a ajuda de um rolo de massa. Transferir a massa para cima da frigideira e cobrir as maçãs. Aconchegue a amassa e dobre os bordos de massa em excesso para dentro fazendo um rebordo. Pique a massa com um garfo para a o vapor sair. Leve a cozer no forno pré-aquecido nos 180ºC por 20 a 30 minutos. Sirva acompanhado de uma bola de gelado ou chantilly.

No Comments

Comentar