Tarte Banoffee - Divina Culinária
11058
post-template-default,single,single-post,postid-11058,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Tarte Banoffee

Tarte Banoffee – Reino Unido

Banoffee Pie – UK

Sobre a Receita:
Tarte Banoffee ou “bananoffe” é uma sobremesa inglesa feita a partir de bananas, chantilly e caramelo (feito com leite condensado cozido ou doce de leite “dulce de leche”), combinados numa base amanteigada de bolachas e manteiga. Algumas versões da receita também incluem chocolate, café ou ambos. O seu nome, às vezes escrito “banoffi”, é uma palavra que combina as palavras “banana” e “toffee”. Os créditos para a invenção da tarte são reivindicados por Nigel Mackenzie e Ian Dowding, o proprietário e chef, respectivamente, do Hungry Monk Restaurant em Jevington, East Sussex. Eles alegam ter desenvolvido a sobremesa em 1971, alterando uma receita americana não confiável para “Tarte de Caramelo Blum’s Coffee” com um caramelo macio feito fervendo uma lata fechada de leite condensado por várias horas. Depois de tentar várias mudanças, incluindo a adição de maçã ou tangerineira, Mackenzie sugeriu banana e Dowding mais tarde disse que “imediatamente sabíamos que tínhamos acertado”. Mackenzie sugeriu o nome “Banoffi Pie”, e o prato provou ser tão popular entre os consumidores que eles “não puderam tirá-lo” do cardápio.

Ingredientes:
300 g de bolachas digestivas (ou maria)
120 g de manteiga
1 lata de leite condensado cozido (ou doce de leite)
3 a 4 bananas
200 ml de natas
chocolate negro q.b.

Preparação:
Triture as bolachas num robot de cozinha ou processador de alimentos até ficarem em pó. Junte a manteiga derretida e misture até ficar com uma massa com a consistência de areia molhada. Forre uma forma de tarte de fundo amovível com esta mistura, na base e bordas, pressionando com os dedos. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 10 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe arrefecer. Em alternativa leve 10 minutos ao congelador. Depois de fria recheie com o leite condensado cozido, alisando bem com uma espátula ou costas de uma colher. Corte as bananas em rodelas e disponha-as por cima do leite condensado numa camada uniforme. Polvilhe com raspas de chocolate (facultativo). Bata as natas (que deverão estar bem frias) e cubra toda a tarte com as natas batidas (como o leite condensado cozido já é bastante doce não há necessidade de juntar açúcar às natas). Polvilhe com mais chocolate se quiser e leve ao frigorífico.

No Comments

Comentar