Crepes Suzette - Divina Culinária
10848
post-template-default,single,single-post,postid-10848,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Crepes Suzette

Crepes Suzette – França

Crêpes Suzette – France

Sobre a Receita:
O crepe Suzette é uma sobremesa da cozinha tradicional francesa. O crepe Suzette é uma maneira de cozinhar os crepes que consiste em barrá-los com uma manteiga perfumada com sumo e raspa de tangerina e um licor de laranja amarga, dobrá-los em quatro, regá-los depois com uma mistura de licores e servi-los em chama. Este delicioso prato foi criado por engano por um assistente de empregado de mesa de 14 anos chamado Henri Carpentier em 1895 no Maitre Café de Paris em Monte Carlo, de propriedade do Chef Auguste Escoffier. Henri estava a preparar uma sobremesa para o Príncipe de Gales, o futuro Rei Eduardo VII da Inglaterra e segundo o próprio Henri Charpentier: “Foi sem querer! Eu estava a trabalhar num prato complicado que pegou fogo. Eu pensei que estava arruinado. O Príncipe e os seus amigos estavam á espera, como é que eu poderia começar tudo de novo? Eu provei. Achei que aquela era a combinação mais deliciosa de sabores doces que eu já havia experimentado.” O prato foi baptizado Crepe Príncipe, Eduardo agradeceu mas insistiu que o prato fosse chamado “Suzette” por que era o nome da única mulher presente na sala.

Ingredientes:
Crepes:
150 g de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
200 ml de leite
100 ml de água
50 g de manteiga
1 pitada de sal
Molho:
5 colheres de sopa de açúcar
40 g de manteiga
sumo e raspa de 2 laranjas
100 ml licor de laranja (de preferência Curaçao)
½ cálice de brandy (de preferência Grand Marnier)

Preparação:
Crepes: Misturar a farinha, o açúcar e a pitada de sal. À parte, bater os ovos com o leite e a água. Juntar tudo e acrescentar a manteiga derretida no final. Mexer até a massa ficar lisa e líquida, sem grumos (se necessário, usar a varinha mágica ou o liquidificador). Aquecer uma frigideira e pincelar com um pouco de óleo ou manteiga derretida. Deitar na frigideira 1 concha de massa e com movimentos circulares espalhar a massa uniformemente. Deixar cozinhar por cerca de 40 segundos, virar com a ajuda de uma espátula e cozinhar do outro lado pelo mesmo tempo até a massa ficar firme e se soltar da frigideira. Repetir até a massa terminar.

Molho: Numa frigideira leve o açúcar e a manteiga ao lume até derreter, começar a ferver e ganhar cor. Junte o sumo e raspa de laranja e deixe cozinhar por 3 minutos. Junte os crepes dobrados em quatro (meta 4 crepes de cada vez na frigideira), junte o licor e o brandy chegue fogo e deixe flambar até o álcool evaporar por completo. Sirva de imediato com uma bola de gelado ou simples. Decore com a casca e gomos de laranja.

 

No Comments

Comentar