Bolo de Manteiga (Bolo 4 Quartos) - Divina Culinária
10968
post-template-default,single,single-post,postid-10968,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Bolo de Manteiga (Bolo 4 Quartos)

Sobre a Receita:
O bolo 4 quartos “Le quatre-quarts” é um clássico francês. Um bolo tipicamente bretão, um batido pesado simples que pode ser aromatizado com baunilha ou raspas de cítricos (chama-se de batido pesado simples, uma massa cuja gordura ultrapassa 50% do peso total da receita). O seu nome, quatre-quarts (quatro-quartos), deriva das proporções exactas dos quatro únicos ingredientes que o compõem e que devem ter o mesmo peso: ovos, farinha, açúcar e manteiga. A receita é clara: são 4/4, mas esses quartos devem ser medidos pelo peso dos ovos. Logo, os ovos devem ser primeiramente pesados e, a partir do peso encontrado, o valor em gramas servirá para o restante dos ingredientes. O quatre-quarts, utiliza ingredientes simples que se transformam num bolo dourado, denso, geralmente apresentado na forma rectangular, como um bolo inglês (há quem incluía na receita uma colher de chá de fermento em pó para diminuir a densidade do bolo). Le quatre-quarts é um rectângulo dourado, forma que remete para a alquimia e a proporção áurea.

Ingredientes:
4 ovos
240 g de açúcar
240 g de farinha
240 g de manteiga
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:
Bata ligeiramente os ovos e o açúcar com uma vara de arames. Envolva a farinha e o fermento. Por fim, junte a manteiga derretida (não muito quente), mexendo delicadamente para a incorporar bem na massa. Verta a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 40-45 minutos (o tempo no forno vai depender do tipo e do tamanho da forma, por isso controle a cozedura espetando um palito na massa e verificando se sai seco). Depois de cozido, retire do forno e desenforme.

No Comments

Comentar