Salame de Chocolate - Divina Culinária
10634
post-template-default,single,single-post,postid-10634,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Salame de Chocolate

Salame de Chocolate – Portugal/Itália

Chocolate Salami – Portugal/Italy

Sobre a Receita:
Salame de chocolate é um doce tradicional da culinária de Portugal e da Itália, confeccionado com chocolate, bolachas, manteiga, ovos e vinho do Porto. O salame de chocolate possui uma forma semi-cilíndrica e é feito com chocolate invés de carne, ao contrário dos salames tradicionais, que possuem uma forma cilíndrica. É servido em fatias grossas. Em Portugal, é comum encontrar o salame de chocolate em pastelarias e supermercados, sendo também comum confeccioná-lo em casa. O salame de chocolate em Itália, varia um pouco conforme a região. Na região da Emilia Romagna, é normal comer o salame depois do almoço de páscoa. Já em Piemonte, o doce é feito com chocolate amargo e gianduja, amêndoas e nozes de Piemonte – e o doce é apreciado seja pela alta qualidade quanto pela aparência, que é a de um salame autêntico. Em Itália o ingrediente secreto para preparar o salame di cioccolato é o rum, já em portugal é utilizado o vinho do Porto.

Ingredientes:
100 g de açúcar
1 ovo
3 colheres de sopa de chocolate em pó
50 g de manteiga magra (à temperatura ambiente)
200 g de bolachas maria (partidas em pedaços)
4 colheres de sopa de Vinho do Porto ou Rum q.b. (opcional)

Preparação:
Numa tigela meter a manteiga e o açúcar e bater com a vara de arames até obter um creme, de seguida acrescentar o ovo e voltar a bater até incorporar. De seguida junte o chocolate em pó e o vinho do porto ou rum a gosto e mexa bem, por fim junte as bolachas partidas e incorpore tudo muito bem. Deite a mistura sobre uma folha de alumínio, e enrole formando um cilindro, feche as pontas com a folha de alumínio e leve ao frigorífico durante 5 horas até ficar bem rijo. Sirva cortado em fatias.

No Comments

Comentar