Pavlova - Divina Culinária
10702
post-template-default,single,single-post,postid-10702,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Pavlova

Pavlova – Austrália/Nova Zelândia

Pavlova – Australia/New Zealand

Sobre a Receita:
A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e com base de merengue, cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, nascida em finais do século XIX em São Petersburgo. É crocante por fora e macia por dentro, sendo por vezes decorada com chantilly e frutas vermelhas em cima. A sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Austrália e Nova Zelândia e estes reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países. Mas o mais certo é ter sido Escoffier, o rei dos chefs, o seu autor, na altura em que liderava a brigada de cozinha do hotel Ritz, de Paris. É uma sobremesa muito popular e tem uma grande importância na gastronomia dos dois países da Oceania, sendo muitas vezes servido em festas tradicionais como o Natal.

 

Ingredientes:
6 claras
250 g de açúcar
2 colheres de chá de vinagre suave (de vinho, sidra ou maçã)
1 colher de chá de amido de milho
Chantilly q.b.*
Morangos q.b.
Frutos Vermelhos q.b.(opcional)

Preparação:
Pré aqueça o forno a 150ºC durante cerca de 20 minutos. Bata as claras e, quando estiverem espumosas, adicione o açúcar a pouco e pouco. Continue a bater até o merengue ficar volumoso, firme e brilhante e o açúcar se ter dissolvido. Misture no merengue o amido de milho peneirado e o vinagre e envolva bem. Coloque o merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal e forme um disco com cerca de 25 cm de diâmetro. Com uma espátula ou as costas de uma colher alise o merengue e faça com que as paredes fiquem ligeiramente mais altas que o centro (como se fosse um ninho). Reduza a temperatura do forno para 120ºC e coza a pavlova durante 1h30m. Desligue o forno e deixe-a lá dentro até arrefecer completamente. Para servir coloque o chantilly no centro da pavlova e decore com os morangos e frutos vermelhos.

* Usei 400 ml de natas e 3 colheres sopa de açúcar para fazer o chantilly.

No Comments

Comentar