Panna Cotta - Divina Culinária
10286
post-template-default,single,single-post,postid-10286,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Panna Cotta

Panna Cotta – Itália

Panna Cotta – Italy

Sobre a Receita:
A panacota ou panna cotta (em italiano significa literalmente “nata cozida”) é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, embora a verdadeira origem desta receita seja incerta. A principal versão é a de que o doce teria sido inventado por uma descendente de húngaros no início do século XX, na sub-região piemontesa de Langhe – berço do Barolo e do Barbaresco, grandes vinhos enaltecidos por todo o mundo. Este doce é elaborado a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente baunilha. A panna cotta é sobremesa muito simples e saborosa, que se presta bem a cada temporada, graças à infinita variedade de acompanhamentos, como caramelo, chocolate derretido e frutas frescas da estação. Uma das combinações mais utilizadas na Itália é a panna cotta com frutas vermelhas (amoras, framboesas, mirtilos, morangos…).

Ingredientes:
150 g de açúcar
400 ml de natas
200 ml de leite
1 vagem de baunilha
6 folhas de gelatina
Doce de morango q.b.

Preparação:
Demolhe as folhas de gelatina durante 5 minutos. Num tacho, leve ao lume as natas, o leite, a baunilha e o açúcar. Mexa e deixe aquecer bem. Quando o açúcar estiver dissolvido e o leite bem quente, retire a vagem de baunilha. Adicione as folhas de gelatina bem espremidas. Mexa até dissolver, sem deixar ferver. Encha forminhas individuais com o líquido. Leve ao frigorífico até ficar solidificado (aproximadamente 3 horas). Na hora de servir, mergulhe as forminhas em água quente durante alguns segundos e desenforme. Sirva com uma colher de chá de doce de morango.

No Comments

Comentar