Tarte de Amêndoa - Divina Culinária
10010
post-template-default,single,single-post,postid-10010,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Tarte de Amêndoa

Tarte de Amêndoa – Espanha

Almond Pie – Spain

Sobre a Receita:
Uma massa simples, com um recheio simples, mas que torna esta um verdadeiro manjar dos deuses. A tarte com recheio de amêndoas é um doce típico de muitos países mediterrâneos. Geralmente, as receitas mais simples nem sempre são as piores, desde que se utilizem produtos frescos e de qualidade, algo que afecta directamente as amêndoas. Quem for grande apreciador do intenso sabor das amêndoas, tem sempre a possibilidade de adicionar à massa cerca de 3 ou 4 amêndoas amargas ou, então, umas gotas de essência de amêndoas amargas.

Ingredientes:
Massa Quebrada:
220 g de farinha
120 g de manteiga
50 g de açúcar
1 gema de ovo
1 pitada de sal
Polpa ralada de ½ vagem de baunilha
Recheio:
200 g de amêndoas com casca
4 ovos
80 g de açúcar
1 colher de sopa de cream sherry
Raspa de 1 limão
1 pitada de sal

Preparação:
Para a massa quebrada, peneire a farinha sobre a mesa, faça com cova no meio e adicione a manteiga partida aos bocados, o açúcar, a gema de ovo, o sal e a polpa de baunilha. Amasse até obter uma massa quebrada. Enrole-a numa bola, envolva-a em papel transparente e deixa-a repousar no frigorífico durante, pelo menos, 1 hora. Para o recheio, escalde as amêndoas em água a ferver, escorra-as e passe-as por água gelada. Esprema as amêndoas para fora da casca, enxugue-as com um pano de cozinha e, finalmente, moa-as. Parta os ovos, separando as gemas e bata as gemas com o açúcar. Junte e misture bem as amêndoas moídas, o cream sherry e a casca de limão. Bata as claras, com um pouco de sal, em castelo bem firme, até conseguir cortá-las com uma faca. Batendo de baixo para cima, adicione as claras em castelo ao preparado de gemas e açúcar e misture tudo vigorosamente. Forre a forma com uma folha de papel vegetal. Com o rolo da massa, tenda a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha, coloque-a na forma e forme um rebordo com cerca de 3 centímetros de altura. Espalhe o recheio uniformemente sobre a massa, e alise a superfície. Leve ao forno previamente aquecido (190ºC) durante cerca de 40 a 45 minutos. Tape a tarte com folha de alumínio a partir dos primeiros 15 minutos de forno. Desenforme a tarte e deixe-a arrefecer numa rede. Faça um molde de papel e polvilhe a superfície com açúcar em pó.

No Comments

Comentar