Shortbread - Divina Culinária
10162
post-template-default,single,single-post,postid-10162,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Shortbread

Shortbread – Reino Unido

Shortbread – UK

Sobre a Receita:
Este shortbread é apenas confeccionado com manteiga, farinha e açúcar: contudo, é com a manteiga que pode começar o engano. Se o shortbread confeccionado em casa possui um sabor diferente daquele que é feito em Inglaterra, o motivo para isso acontecer é a manteiga com sal. Nos diferentes livros de cozinha, encontram-se diversas receitas para confecionar shortbread com mais ou menos manteiga, com ingredientes para condimentá-lo, bem como um maçapão, amêndoas, nozes ou coco. Contudo, nunca se diz nada referente ao sal. A explicação, no entanto é bem simples: em Inglaterra, só se utiliza manteiga com sal para a massa. E, ao que parece, este facto é tão natural que nem merece a pena ser referido porque se trata, desde há muitas gerações, de um doce verdadeiramente tradicional em Inglaterra. Ainda asssim, não devemos esquecer: o sabor típico do shortbread é um sabor a sal pois, caso contrário, não passaria de uma simples massa quebrada.

Ingredientes:
300 g de manteiga
200 g de açúcar
500 g de farinha
1 pitada de sal

Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar e o sal. Peneire a farinha e amasse tudo com rapidez, de modo a obter uma massa quebrada. Deixe repousar no frigorífico durante 2 horas. Com o rolo, tenda e corte os vários círculos. Com o canto da faca, desenhe uns losangos sobre a massa para que, depois de cozidos, os shortbreads possam ser facilmente partidos à mão. Se desejar polvinhá-los depois com açúcar em pó, antes de levá-los ao forno, aplique gema de ovo sobre a sua superfície com a ajuda de um pincel. Coloque-os sobre um tabuleiro previamente untado e pique-os com um garfo. Leve-os ao forno previamente aquecido (190ºC) durante 20 minutos, até adquirirem um tom dourado. Polvilhe o açúcar em pó sobre as bolacinhas barradas com a gema de ovo e ainda quentes. As outras, deixe-as tal com estão.

No Comments

Comentar