Folhado Dinamarquês de "Boneca de Luxo" - Divina Culinária
10185
post-template-default,single,single-post,postid-10185,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Folhado Dinamarquês de “Boneca de Luxo”

Folhado Dinamarquês – Boneca de Luxo

Danish Pastry Breakfast at Tiffany’s

Sobre o Filme:
Acho que nem preciso disser de qual filme vem a receita de hoje, não é? Bem para quem não sabe é o filme Boneca de Luxo, na cena inicial do filme a personagem principal come um Folhado Dinamarquês ou “Danish Pastry”, enquanto namora a montra da famosa joalharia “Tiffany’s”, e essa é a receita de hoje.
Eu não vou namorar montra nenhuma, eu vou é namorar este tabuleiro cheio de danish pastries aqui à minha frente!

Ingredientes:
Folhado Dinamarquês:
150 g de manteiga a temperatura ambiente
4 colheres de sopa de farinha de trigo
195 ml de leite
3 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
120 g de farinha de trigo + 2 colheres de sopa
1 ½ colher de fermento de padeiro (granulado)
1 ovo
1 colher de chá de raspa de limão
Recheio:
200 g de geleia a gosto (usei de laranja)
1 ovo batido com leite
Açúcar q.b.

Preparação:
Bater a manteiga com a farinha até ficar fofa e clara. Verta o preparado de manteiga sobre uma folha de papel vegetal e com a ajuda de uma espátula forme um rectângulo de 10X20cm. Cobrir a manteiga com outra folha de papel vegetal e alisar com o rolo da massa, leve ao frigorifico até firmar. Um tacho leve ao lume o leite, o açúcar, o sal e a essência de baunilha, até ficar morno. Numa tigela misture a farinha com o fermento de padeiro, e junte o ovo e o leite morno, misture tudo com a colher de pau por 1 minuto, no final desse tempo junte a raspa de limão e vá adicionando ao poucos as 2 colheres de farinha até a massa ficar firme e elástica. Amasse a massa com as mãos e cobra com um pano até dobrar de volume. Após esse tempo estenda a massa numa superfície enfarinhada até formar um quadrado de 30cm, meta no centro o rectângulo de manteiga (que deve estar firme) e feche a massa dobrando como se fosse um envelope. Abra um pouco a massa com o rolo e dobre em 3. Abra novamente a massa até formar um quadrado de 30cm e dobre em 3, leve a massa ao frigorífico por 30 minutos. Repita o processo de esticar e dobrar a massa mais 2 vezes, e leve a massa de novo ao frigorífico mais 30 minutos. A massa está pronta a usar. Estique-a até ter uma espessura de 1cm e corte em 16 quadrados. Recheie os quadrados com uma colher de chá de geleia e feche o folhado colando 2 das pontas, formando um hexágono. Leve os folhados num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar um pouco, pincele-os com ovo batido com leite e polvilhe com açúcar. Leve ao forno pré-aquecido nos 220ºC durante no mínimo 15 minutos. Para apresentação pode polvilhar com açúcar em pó.

No Comments

Comentar