Bolo de Chocolate Negro com Cerejas - Divina Culinária
9902
post-template-default,single,single-post,postid-9902,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Bolo de Chocolate Negro com Cerejas

Ingredientes:
Bolo:
200 g de chocolate negro com 70% de cacau
200 g de manteiga
6 ovos
250 g de açúcar
Raspa de 1 laranja pequena
200 ml de leite
200 g de farinha de trigo super fina com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
Recheio:
600 ml de natas frescas para bater
150 g de açúcar em pó
7,5 g de açúcar baunilhado
300 g de cerejas
Cobertura:
200 ml de natas frescas para bater
200 g de chocolate negro com 70% de cacau
Cerejas para decorar
Chocolate granulado para decorar

Preparação:
Bolo: Num tacho em banho-maria, coloque a derreter a manteiga e o chocolate. Quando tudo estiver derretido, mexa até que tudo fique um creme liso. Retire do lume. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Às gemas, adicione o açúcar e bata até que fique um creme fofo e liso. Enquanto bate, junte aos poucos o chocolate derretido. Bata até que tudo fique bem misturado. Bata as claras em castelo bem firmes. Misture a raspa de laranja com o creme de chocolate. Ao creme de chocolate, envolva alternadamente com cuidado e aos poucos, a farinha peneirada, o leite e as claras batidas em castelo. Por fim, peneire e envolva também o fermento em pó. Coloque a massa numa forma com 24 cm de diâmetro sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 170ºC e deixe cozer durante 1 hora. Quando o bolo estiver cozido, retire-o. Desenforme o bolo com o topo virado para baixo e deixe arrefecer totalmente.

Cobertura: Num tachinho, leve ao lume as natas e deixe aquecer em lume brando. Quando estiverem bem quentes, adicione o chocolate partido em pedacinhos e mexa com uma vara de arames até que fique um creme liso.

Recheio: Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas. Enquanto bate, adicione o açúcar baunilhado e o açúcar em pó aos poucos. Bata até que fique chantilly bem consistente. Misture bem as cerejas com o chantilly até que comecem a desfazer-se.

Montagem: Depois do bolo frio, corte com cuidado na horizontal 3 fatias iguais. Coloque as 2 fatias de cima em pratos separados. Cubra a base do bolo com metade do recheio. Tape o recheio com a fatia do meio e acalque bem para que o creme fique bem espalhado. Verifique se o creme está bem espalhado e que abranja a totalidade do diâmetro do bolo. Tenha atenção para que as laterais do bolo fiquem sem creme para que depois seja mais fácil espalhar a cobertura de chocolate. Por cima, espalhe o restante creme. Cubra com a última camada de bolo e acalque bem. Verifique as laterais novamente para que não fiquem com excesso de creme. Por fim, coloque a cobertura. Com a ajuda de uma faca, espalhe o chocolate com cuidado pelo bolo todo. Tenha uma atenção especial para que não se misture com o chantilly. Caso a faca se suje com o chantilly, mude-a imediatamente o lave-a. Leve ao frigorífico durante 1 hora. Na hora de servir decore a gosto com as cerejas e o chocolate granulado.

No Comments

Comentar