Upside-Down-Cake de Ameixas - Divina Culinária
9433
post-template-default,single,single-post,postid-9433,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Upside-Down-Cake de Ameixas

“Upside-Down-Cake” de Ameixas – Estados Unidos da América

Upside Down Plum Cake – USA

Sobre a Receita:
Por detrás desta designação está uma forma de confecção diferente: de baixo para cima. A Califórnia é conhecida pelas suas ameixas e pelos seus bolos. Mas se é verdade que é daquela região que provêm as saborosas ameixas secas, melhores ainda devem ser as ameixas frescas. E é isso que realmente sucede. A receita aqui apresentada é, de certa maneira, uma imitação da famosa tarte de maçã francesa, a conhecida Tatin, com a sua cobertura caramelizada sobre as frutas. No entanto, trata-se de uma receita prática, dado que é uma massa batida ao estilo americano.

Ingredientes:
Cobertura:
600 g de ameixas
150 g de açúcar mascavado
4 colheres de sopa de manteiga
Massa:
130 g de manteiga
125 g de açúcar
Polpa ralada de 1 vagem de baunilha
2 ovos
1 gema de ovo
1 dl de leite
170 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
50 g de amêndoas raladas
1 pitada de sal
Decoração:
200 ml de natas
1 colher de sopa de açúcar
Lascas de amêndoas torradas q.b.

Preparação:
Lave as ameixas, seque-as, corte-as ao meio e deite fora os caroços. Derreta a manteiga na frigideira (use uma frigideira funda de ferro que possa ir ao forno) em lume médio. Adicione o açúcar e, continuando sempre a mexer com uma colher de pau, deixe-o dissolver até fazer bolhas. Com rapidez, coloque as metades das ameixas na frigideira e pressione-as ligeiramente sobre o caramelo quente. Tome muito cuidado, dado que o açúcar caramelizado pode provocar queimaduras. Posteriormente, as ameixas irão cobrir a parte de cima da tarte. Por este motivo, devem ser colocadas com cuidado, de modo a formarem, por exemplo, círculos. Retire a frigideira do lume. Para a massa, bata a manteiga com o açúcar até que a massa fique cremosa. Mexendo constantemente, junte a polpa de baunilha, os ovos e a gema de ovo, até obter uma massa uniforme. Deite o leite sobre a mistura de manteiga com açúcar. Mexa e misture bem. Peneire a farinha e o fermento em pó por cima desta massa e, de seguida, adicione as amêndoas e o sal. Mexa tudo com uma certa rapidez de maneira a obter uma massa lisa, que será distribuída uniformemente por cima das ameixas. Alise a superfície. Coloque a frigideira sobre o tabuleiro para recolher a massa que, eventualmente, possa derramar. Leve a cozer no forno previamente aquecido (180ºC) durante 15 minutos. Teste o progresso da cozedura com um palito. O sumo que sobre pelas bordas deve ferver ligeiramente. Retire a tarte do forno. Deixe arrefecer durante alguns minutos na própria frigideira. Coloque a tarte sobre um prato para bolos. Bata as natas, adicionando aos poucos o açúcar, até obter uma massa de chantilly consistente. Encha um saco de pasteleiro, munido de um bico estriado nº 8, com o chantilly e decore a tarte. Forme, por exemplo, rosinhas á volta de toda a tarte. Pode ainda espalhar as lascas de amêndoas por cima.

1Comment

Comentar