Torta de Chocolate - Divina Culinária
9592
post-template-default,single,single-post,postid-9592,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Torta de Chocolate

Torta de Chocolate Espanha

Brazo de Gitano Spain

Sobre a Receita:
Torta de clara de ovo com um intenso sabor a chocolate, recheada com um delicado creme de manteiga com conhaque. Em Espanha, esta torta recheada é conhecida por brazo de gitano (“braço de cigano”), provavelmente uma referência directa aos braços bronzeados das lindíssimas bailarinas de flamenco.

Ingredientes:
Massa :
8 claras de ovo
180 g de açúcar
Polpa ralada de ½ vagem de baunilha
100 g de chocolate negro
60 g de farinha
Creme de Manteiga:
100 g de açúcar
30 g de maisena
2 gemas de ovo
375 ml de leite
250 g de manteiga
4 cl de conhaque
Recheio e Decoração:
120 g de compota de framboesa, passada por uma peneira
Cacau em pó para polvilhar
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Para a massa, bata as claras em castelo. Lentamente vá adicionando o açúcar, não deixando nunca de bater, até obter uma massa muito consistente. Derreta o chocolate em banho-maria. Adicione às claras a polpa da baunilha ralada, e incorpore lentamente o chocolate, com movimentos de baixo para cima. Deste modo, a massa irá perder uma parte do seu volume inicial. No final, adicione e misture, também de baixo para cima, a farinha peneirada. Coloque a massa sobre o tabuleiro, forrado com um folha de papel vegetal. Leve ao forno previamente aquecido (200ºC) durante 10 a 12 minutos. Deixe arrefecer durante 10 minutos. Para fazer o creme de manteiga: numa tigela, bata e misture com a batedeira eléctrica metade da quantidade indicada do açúcar, a maisena, as gemas de ovo e um quarto do leite. Durante este tempo, ponha a ferver, num tacho, o leite e o açúcar que sobraram. Deite lentamente a maisena bem misturada no leite que se encontra a ferver, continuando sempre a mexer. Deixe que ferva, continuando sempre a mexer. Deixe que ferva intensamente durante algum tempo, mexendo constantemente o preparado, para que não se pegue ao fundo do tacho. Deite o creme numa outra tigela e, em seguida, polvilhe o açúcar em pó, de modo a que, ao arrefecer, não forme uma cobertura dura. Em poucos minutos, o creme ficará frio. Passe o creme por um passador. Numa outra tigela, continue a bater o creme até ficar bem uniforme. Bata e amoleça a manteiga e, continuando sempre a mexer, adicione-a lentamente ao creme, em colheres de sopa. Verifique se a manteiga e o creme estão à mesma temperatura. Adicione o conhaque para apurar o sabor. Depois de arrefecer vire a torta sobre outra folha de papel vegetal e retire imediatamente a folha de papel da cozedura. Barre primeiro a massa com a compota e, de seguida, com o creme de manteiga. Enrole lentamente. Segure o papel pela margem anterior, levante-o e empurre-o lentamente para baixo, de modo a que o rolo se vá formando por si só. Polvilhe a superfície da torta com cacau e açúcar em pó. Corte em 16 fatias.

No Comments

Comentar