Risotto de Farinheira com Medalhões de Novilho - Divina Culinária
6464
post-template-default,single,single-post,postid-6464,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Risotto de Farinheira com Medalhões de Novilho

Ingredientes:
Risotto de Farinheira:
1 farinheira
300 g de arroz carolino
1 cebola
1 L de água
1,5 dl de vinho branco
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 caldo de carne
100 g de queijo emmental ralado
Salsa picada
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Medalhões de Novilho:
800 g de lombo de novilho (cortado em pedaços de 200 g cada)
16 fatias de bacon
1 ramo de tomilho
1 dl de Vinho da Madeira
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de  manteiga
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Risotto de Farinheira: Leve ao lume um tacho com um litro de água e deixe ferver. Junte o caldo de carne. Descasque a cebola, pique-a e deite-a num tacho. Junte o azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte o arroz e mexa bem, até ficar quente e brilhante. Acrescente a farinheira sem a pele, desfeita em pequenos pedaços e misture. Junte o vinho, mexa e deixe cozinhar até o vinho evaporar. Adicione o caldo de carne aos poucos, mexendo de vez em quando. Quando o arroz começar a ficar cozido, adicione a manteiga, o queijo ralado e misture. Verifique o sal, junte uma pitada de pimenta e sirva o risotto bem cremoso, polvilhado com salsa picada.

Medalhões de Novilho: Coloque os medalhões numa tigela e tempere com sal e pimenta. Enrole duas fatias de bacon à volta de cada um e ate com fio de cozinha para prender. Numa frigideira aqueça o azeite, junte os medalhões e deixe alourar. Adicione a manteiga e o tomilho. Depois retire do lume, disponha num tabuleiro de forno ou pirex e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 4 minutos. Verta o vinho da Madeira na frigideira onde alourou os medalhões e deixe reduzir um pouco. Depois retire os medalhões do forno, rejeite o fio de cozinha e regue com o molho do vinho. Sirva decorado a gosto.

No Comments

Comentar