Pastéis de Nata Tradicionais - Divina Culinária
6484
post-template-default,single,single-post,postid-6484,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Pastéis de Nata Tradicionais

Ingredientes:
Massa Folhada:
300 g de farinha
200 g de margarina para folhados
180 a 200 ml de água
5 g de sal
Creme Tradicional (c/Leite):
500 ml de leite
75 g de farinha
500 g de açúcar
200 ml de água
7 gemas
1 ovos inteiro
1 pau de canela
1 casca de limão

Preparação:
Massa Folhada: Coloque a farinha na bancada e abra uma estanca. Disponha nessa estanca a água e o sal. Amasse até a massa se descolar da bancada e das mãos. Faça uma bola e polvilhe com farinha. Com o rolo da massa, estenda em forma de estrela com 4 pontas. Disponha no centro da estrela a margarina para folhados (trabalhada na mão para ficar mais maleável) e feche a massa sobre a margarina unindo as pontas ao centro no sentido dos ponteiros do relógio (1º a ponta de cima, 2º a ponta da direita, 3º a ponta de baixo e 4º a ponta da esquerda). Estenda novamente a massa com o rolo em forma de rectângulo. Dobre a massa ao meio e rode a massa em 90° (passando da vertical para a horizontal, a parte da massa aberta deve ficar de frente para nós). Estenda novamente em forma de rectângulo e dobre a massa ao meio outra vez. No total, tem de dobrar a massa 3 vezes, e de cada vez rodar a massa em 90°. Ao fim das 3 voltas, estenda novamente um rectângulo com o rolo da massa. Dobre em livro (dobre da esquerda até ao meio, e da direita até o meio, encontrando-se no centro), deixe descansar 10 minutos. A massa folhada está pronta a usar.

Creme Tradicional (c/Leite): Dissolva a farinha num pouco de leite. Leve o restante leite ao lume, junte o pau de canela e a casca de limão. Quando estiver a ferver, junte a farinha e mexa bem. Mexa até começar a ferver e apague o lume. Num tacho, leve ao lume o açúcar e a água e mexa. Depois de começar a ferver, deixe ferver exactamente 3 minutos. Junte a calda de açúcar em fio ao leite e misture bem. Coe tudo num passador e deixe arrefecer (deixe mesmo arrefecer até ficar frio). Junte as gemas e o ovo, com o creme e mexa bem.

Montagem: Com o rolo da massa, estenda a massa num rectângulo. Enrole a massa num rolo, acalcando bem. Corte a massa em rodelas com espessura de 1,5 cm. Coloque as rodelas dentro das formas dos pasteis, untadas com manteiga. Com os polegares, comece a fazer pressão no centro da massa e espalhe-a até aos bordos de forma a que estes fiquem mais grossos, ficando a massa mais fininha no fundo. Coloque as formas num tabuleiro de ir ao forno. Encha as formas com o creme. Leve ao forno pré-aquecido nos 250ºC durante 17 minutos. Depois de cozidos, desenforme. Sirva quentes ou frios, polvilhados com açúcar em pó ou canela em pó.

No Comments

Comentar