Javali com Puré de Mandioca - Divina Culinária
6459
post-template-default,single,single-post,postid-6459,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Javali com Puré de Mandioca

Ingredientes:
Javali:
600 g de lombo de javali
1 cebola picada
4 dentes de alho, esmagados e picados
2 ramos de alecrim
4 ramos de tomilho
2 chávenas de vinho lambrusco
Sumo de 2 limões
½ chávena de vinagre de vinho branco
1 chávena de óleo de milho
1 kg de banha
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
4 colheres (sopa) de geleia uva
Sal e pimenta q.b.
Puré de Mandioca:
1 Kg de mandioca cozida
1 colher de sopa de sal
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
2 colheres de margarina
água da cozedura da mandioca q.b.

Preparação:
Javali: Faça a marinada, juntando todos os ingredientes (excepto a banha) e misturando bem. Meta o lombo num tabuleiro e regue com a marinada. Leve ao frigorífico, coberto com papel de alumínio, por pelo menos 12 horas. Vire a carne pelo menos uma vez. Derreta a banha numa panela. Corte o lombo em medalhões e meta-os num pirex, cobertos com a banha derretida. Leve ao forno pré-aquecido a 100ºC por 3 horas. Enquanto cozinha, despeje a marinada numa panela, junte a manteiga e leve ao lume, mexendo até a manteiga derreter. Deixe ferver, retire alguma espuma que se formar na superfície e deixe no lume até reduzir metade da marinada. Junte a geleia, reduza mais um pouco e mantenha quente, em lume baixo, para servir com a carne. Pouco antes de servir, aqueça uma frigideira. Retire os medalhões da gordura e leve-os à frigideira para que dourem dos dois lados.

Puré de Mandioca: Cozinhar a mandioca com água e sal, até que fique macia. Depois de cozida, ainda quente, esmague ou passe no passe-vite retirando o fio do meio da mandioca, reserve. Numa panela coloque a margarina, a cebola, o alho e deixe fritar um pouco. Depois acrescente a puré de mandioca na panela e vá acrescentando a água da cozedura, ajuste a textura do puré e tempere a gosto. Emprate o medalhão de javali com o molho e o puré de mandioca.

No Comments

Comentar