Baklava (Turquia) - Divina Culinária
6559
post-template-default,single,single-post,postid-6559,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Baklava (Turquia)

Ingredientes:
Baklava:
6 chávena (chá) de nozes picadas
1 colher (chá) de canela em pó (5 ml)
2 e ¼ chávenas (chá) de açúcar (560 ml)
1 chávena (chá) de manteiga derretida (250 ml)
1 pacote de 450 g de massa filo
2 chávenas (chá) de água (500 ml)
Calda:
1 chávena (chá) de mel (250 ml)
1 colher (chá) de extracto de baunilha (5 ml)
4 chávenas (chá) de passas
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem (45 ml)
1 chávena (chá) de iogurte grego (250 ml)

Preparação:
Baklava: Pré-aqueça o forno a 180°C, unte com manteiga o fundo e as laterais de um tabuleiro de 22 x 33 centímetros. Misture as nozes com a canela, ¼ da chávena de açúcar (60 mililitros) e ¼ da chávena de manteiga derretida (60 mililitros), reserve. Desenrole a massa filo e corte toda a pilha pela metade para caber no tabuleiro. Cubra a massa filo com um pano húmido para evitar que seque enquanto trabalha. Disponha duas folhas da massa no tabuleiro e unte cuidadosamente com manteiga usando um pincel. Repita a operação até que tenha 6 folhas em camadas. Espalhe 1 e ½ chávena de nozes por cima, aplique duas folhas de massa, manteiga e adicione nozes para terminar com quatro camadas de nozes e massa. A última camada deve ter cerca de seis a oito folhas de profundidade. Com uma faca afiada, corte em losangos ou quadrados até o fundo do tabuleiro. Pode cortar quatro filas longitudinais e depois fazer cortes diagonais. Vai ao forno por 50 minutos até que a baklava esteja dourada e crocante.

Calda: Faça a calda enquanto a baklava estiver no forno, ferva a água com o restante do açúcar até dissolvê-lo. Acrescente mel e baunilha, deixe ferver por cerca de dez minutos. Retire a baklava do forno e espalhe imediatamente a calda com uma colher sobre ela, deixe arrefecer. Enquanto isso, coloque as passas numa bandeja, regue com azeite e polvilhe duas colheres (sopa) do açúcar restante.
Asse no forno por dez minutos, aproximadamente, até que as passas comecem a abrir. Sirva a baklava com iogurte grego, as passas e uma pitada de mel e nozes picadas. As nozes podem ser substituídas por qualquer tipo de fruto seco (ou combinação de frutos secos).

No Comments

Comentar