Bacalhau à Zé do Pipo - Divina Culinária
6982
post-template-default,single,single-post,postid-6982,single-format-gallery,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-12.0.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes:
2 lombos de bacalhau
700 g de batatas
125 ml de azeite
1 cebola grande cortada em rodelas
2 dentes de alho cortados em rodelas
1 folha de louro
Farinha para polvilhar q.b.
40 g de manteiga
80 ml de leite
1 gema
125 g de maionese
Tiras de pimento vermelho de conserva
Azeitonas pretas q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.

Preparação:
Numa panela com água, tempere com sal. Junte as batatas e deixe cozer durante 25 minutos. Depois das batatas cozidas e escorridas, faça puré. Leve novamente o tacho ao lume, junte a manteiga e o leite. Tempere com noz-moscada. Junte a gema e mexa. Depois de tudo misturado e a manteiga derretida, apague o lume. Passe os lombos de bacalhau por farinha e frite-os de ambos os lados no azeite quente, apenas o suficiente para ganhar cor. Retire-os e coloque-os em pirex’s ou pratos de barro individuais. No azeite de fritar o bacalhau, junte a cebola, a folha de louro e os alhos. Mexa e deixe refogar. Espalhe o refogado por cima dos lombos. À volta dos lombos espalhe o puré de batata. Cubra o bacalhau com maionese e tiras de pimento. Leve ao forno pré-aquecido nos 220ºC durante 20 minutos. Depois de gratinado, retire e decore com azeitonas.

Nota: Em alternativa, em vez de fritar o bacalhau, este pode ser cozido durante 5 minutos em água ou leite, fazendo na mesma o refogado com o azeite, a cebola, os alhos e o louro para colocar por cima.

No Comments

Comentar